quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Geometria Espacial(Esferas)

Esferas

A esfera no espaço R³ é um objeto matemático parametrizado por duas dimensões, o que significa que podemos obter medidas de área e de comprimento mas o volume tem medida nula.De um ponto de vista prático, consideremos uma melancia esférica.

Elementos de uma esfera:









Formúlas:


A=4pir² ->Área da surpefície esféria


V=4pir³/3 ->Volume

Geometria Espacial(Cones)

Cones
Sólido formado pela reunião de todos os segmentos de reta que têm uma extremidade em um ponto P (vértice) e a outra num ponto qualquer da região.




 Elementos:



•Vértice de um cone



•Base de um cone



•Eixo do cone



•Geratriz


•Altura


•Superfície lateral


•Superfície do cone


•Seção meridiana

Classificação dos cones:



Cone circular reto
 
  • Cones Equiláteros





Formúlas :



Ab=πr² ->Área da base


Al=πrg ->Área lateral


At=ab+al ->Área total


Vc=ab.h/3->Volume


g²=h²+r² ->geratriz



 




Geometria Espacial(Cilindros)

Cilindros

Cilindro é uma superfície no espaço R³.Nas cozinhas encontramos aplicações intensas do uso de cilindros.


Os elementos do cilindro são:


•Base


•Eixo


•Altura


•Superfície Lateral


•Superfície Total


•Área lateral


•Área total


•Seção meridiana de um cilindro

Formulas


Ab=πr² ->área da base


Al=2πrh ->área lateral


AT=2A3+Al ->área total


*Vc=πr²h


*Vc=Ab.h -> volume


Exemplo:Um cilindro circular equilátero é aquele cuja altura é igual ao diâmetro da base, isto é h=2r. Neste caso, para calcular a área lateral, a área total e o volume, podemos usar as fórmulas, dadas por:

A(lateral) = 4 pi r²


A(base) = pi r²


A(total) = A(lateral) + 2 A(base) = 6 pi r²


Volume = A(base).h = pi r².2r = 2 pi r


Geometria Espacial(Pirâmide)

Pirâmide

 É a reunião de todos os segmentos que têm uma extremidade em P e a outra num ponto qualquer do polígono. O ponto V recebe o nome de vértice da pirâmide.As formas piramidais eram usadas por tribos indígenas e mais recentemente por escoteiros para construir barracas.


Elementos de uma pirâmide:

•Base
•Vértice
•Eixo
•Altura
•Faces laterais
•Arestas Laterais
•Apótema
•Superfície Lateral
•Aresta da base


São poliedros com uma só base. As suas faces laterais são triângulos. O número total de faces não podem ser inferiores a 4.

Se a base de uma pirâmide for:

-um triângulo, chama-se pirâmide triangular;






-um quadrado, chama-se pirâmide quadrangular



-um pentágono, chama-se pirâmide pentagonal.


Hexagono,chama-se de hexagonal:



Formulas:




g²=h²+m² ->apotéma da base


Vp=1/3.Ab.h ->volume de uma pirâmide


l²=h²+r² -> aresta lateral

Exemplo:

Leticia tem uma barraca de chaping contido com a forma de uma pirâmide regular com base quadrada. Ela  quer saber o volume que  contém. Para isso ela usou uma régua e tirou duas informações: a medida da aresta da base de 4cm e a medida da aresta lateral de 6cm.

Como V(pirâmide)=A(base).h/3, devemos calcular a área da base e a medida da altura. Como a base tem forma quadrada de lado a=4cm, temos que A(base)=a²=4cm.4cm=16 cm².

Música

Ária para Soprano de Johann Sebastian Bach



•Integrante da liturgia luterana desde os tempos de Bach, o "Magnificat", um dos três cânticos do Novo Testament.


•Cantada de maneira homofônica e, nos dias de festa e na época do Natal era cantado no latim original, a várias vozes e acompanhado de instrumentos.


Veja mais


http://www.musicaeadoracao.com.br/obras/magnificat_comentarios.htm


 Coro Hallelujah - Oratório Messiah, de George Friederich Händel


•Um oratório de Georg Friedrich Händel. É sua mais famosa criação e está entre as mais populares obras corais da literatura ocidental. Narra a vida de Jesus Cristo.


Veja mais


http://pqpbach.opensadorselvagem.org/georg-friedrich-haendel-1685-1759-o-messias/

 Garota solitária, de Adelino Moreira (gravada por Ângela Maria)


•Adelino Moreira nascido em Portugal,compôs várias músicas no repertorio brasileiro.


•Muitos outros cantores também gravaram as canções de Adelino, como Ângela Maria.


•Em 1998 as irmãs Alzira e Tetê Espíndola reviram "Garota Solitária


Veja mais


www.musica.raisites.com/grandes-nomes-da-musica/musica-popular/26-adelino-moreira-fica-conosco-esta-musica.html


 SILVINHO (Sílvio Lima) - Música "QUEM É"


•Como Silvinho nasceu em Petrópolis no Rio de Janeiro,cantor e compositor


•Bolero "Quem é?", que se tornou grande sucesso,


•Foi gravado também por Gregorio Barrios e Bienvenido Granda.


Veja mais


http://pt.wikipedia.org/wiki/Silvinho


 Dançando calypsso-banda calypso


•Em 2003 foi gravado e lançado o primeiro DVD da banda em São Paulo


•O projeto foi além do imaginado, levou a banda ao gosto nacional


•O disco inteiro foi um sucesso,o seu principal single foi o Dançando Calypso.


Veja mais


http://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_Calypso"


 A deputada caiu, de Eduardo Dusek


•Eduardo começou a carreira artística como pianista


•A partir de 1978 já tinha algumas composições gravadas por nomes de peso da MPB


•Suas composições buscavam aliar sátira e bom humor,a deputada caiu,foi uma delas.


Veja mais


http://letras.terra.com.br/eduardo-dusek/117816


 Nóis é jeca mais é jóia, de Juraildes da Cruz


•Juraildes da Cruz,cantor e compositor


•Iniciou sua carreira artística em 1976, quando participou do Festival de Arte de Inhumas


•Gravou seu primeiro disco, Cheiro da Terra, em 1990, contando com a participação de grandes nomes.


Veja mais


http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/juraildes-da-cruz

 Catirandê, de Braguinha Barroso


•compositor e cantor,Sebastião Barroso Sampaio,mais conhecido como Braguinha.


•formou a sua identidade a partir de famílias de origens cearense, baiana e piauiense


•Ele revelou a Viver Tocantins


Veja mais


http://www.clebertoledo.blog.br/revista/viver-tocantins/23/577/a-historia-de-braguinha-com-as-sete-notas/index.html


Intermezzo n.º 1, do Abba


•O ABBA foi um grupo sueco de pop


•Formado pelos músicos e compositores Björn Ulvaeus e Benny Andersson, e as vocalistas Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad


•O grupo ficou muito conhecido por seu visual moderno e divertido


Veja mais


http://blogandocomomundo.blogspot.com/2008/07/lembram-do-grupo-abba.html


 A grande família, de Dudu Nobre


•Dudu Nobre é um compositor e cantor brasileiro.


•primo do cantor e ator Seu Jorge e afilhado do sambista Zeca Pagodinho.


•A grande família é trilha sonora de um progama da Rede Globo de Televisão "A grande família".


Veja mais


http://www.dudunobre.com.br/




Artes Cênicas



Arte Cênica


Dança: Um dos gêneros da Arte Cênica
Arte Cênica é uma forma de arte apresentada em um palco ou lugar destinado a espectadores. O palco é compreendido como qualquer local onde acontece uma representação, sendo assim, estas podem acontecer tanto em praças como em ruas.
A arte Cênica abrange o estudo e a prática de toda forma de expressão que necessita de uma representação, como o teatro, a música ou a dança.
A Arte Cênica ou Teatro divide-se em cinco gêneros: Trágico, Dramático, Cômico, Musical e Dança.
O gênero Trágico imita a vida por meio de ações completas.
O Drama descreve os conflitos humanos.
A comédia apresenta o lado irônico e contraditório.
O Musical é desenvolvido através de músicas, não importa se a história é cômica, dramática ou trágica.
A dança utiliza-se da música e das expressões propiciadas pela “mímica”.

Existe três elementos básicos do teatro - texto, ator e público*


O teatro sem ator é texto literário, o ator sem texto é mímico, a interpretação sem platéia é ensaio. Só existe teatro quando um homem fala um texto a um público que o ouve, mas existem outros profissionais importantíssimos no processo de produção de um espetáculo teatral.Ação dramática é a soma da vontade da personagem, da decisão e da mudança. A relação entre ator e público é simples,o ator deve fazer o público refletir,rir ou se abster,não confundir o objetivo de sua arte,e o público deve sentir e aceitar o que o ator esta passando.O dever do ator é representar e do público é assistir.Entretanto,a relação entre comunicação e de linguagem cênica,na verdade,estamos falando da transmissão de alguns espaços dos quais são:o real,o possível,o virtual. E, é claro do imaginário. A ação do
ator é o acontecimento, o encadeamento entre o possível e o virtual,é essas ações e acontecimentos são passados pela "comunicação" que o ator tem com o seu público.

Tropicalismo


 Movimento cultura brasileiro
 Surgiu sob a influência das correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira.
Manifestou-se principalmente na música.
O movimento surgiu da união de uma série de artistas baianos.
Influências: movimento antropofágico, pop art, concretismo.


Era visto por seus adversários como um movimento vago e sem comprometimento político.


 Nomes ligado ao movimento:


•Gal Costa


•Gilberto Gil


•Glauber Rocha


•Maria Bethânia


•Nara Leão


•Os Mutantes


•Caetano Veloso


Cinema Novo.


Movimento cinematográfico brasileiro, influenciado pelo Neo-realismo italiano e pela "Nouvelle Vague" francesa, com reputação internacional.


Empolgados com essa onda neo-realista e frustrados com a falência dos grandes estúdios paulistas, cineastas do Rio de Janeiro e da Bahia, resolveram elaborar novas ideais ao cinema brasileiro. Tais ideais, agora, seriam totalmente contrários aos caríssimos filmes produzidos pela Vera Cruz e avessos às alienações culturais que as chanchadas refletiam.


Na verdade o que esses jovens queriam era a produção de um cinema barato,os temais mais bordados eram voltados à realidade brasileira e com uma linguagem adequada à situação social da época,o subdesenvolvimento.


 Nomes ligado ao movimento:


•Cacá Diegues


•Glauber Rocha


•Joaquim Pedro de Andrade


•Leon Hirszman


•Nelson Pereira dos Santos


SHAKESPEARE: A ARTE DA PERSUASÃO


Há mais coisas no céu e na terra, Horácio, do que sonha a tua filosofia ( There are more things in heaven and earth, Horatio, that are dreamt of than in your philosophy)
Muito já se discutiu e se escreveu sobre persuasão. J.A.C. Brown, psicólogo, escreveu "Técnicas de Persuasão". William Sargant, psiquiatra, produziu a obra "Battle for the Mind". sobre conversão religiosa e lavagem cerebral. Serguei Tchakhotine escreveu "Le viol des foules par la propagande politique."


Bertolt Brecht


Brecht é uma época. Uma época tumultuosa de rebeldia e de protesto. Refletem-se, em suas obras, os problemas fundamentais do mundo atual: a luta pela emancipação social da humanidade. Brecht tem plena consciência do que pretende fazer. Usa o materialismo dialético da maneira mais sábia para a revolução estética que se dispôs a promover na poesia e no teatro.
O teatro épico e didático caracteriza-se, em Brecht, pelo cunho narrativo e descritivo cujo tema é apresentar os acontecimentos sociais em seu processo dialético: Diverte e faz pensar. Não se limita a explicar o mundo, pois se dispõe a modificá-lo. É um teatro que atua, ao mesmo tempo, como ciência e como arte.


Principais Peças Teatrais Cobradas no PAS e pela UNB


 Platão


•Alegoria da caverna

 Joaquim M. M. de Assis


•Dom Casmurro


Martins Pena

•O juiz de paz na roça

Saiba mais:http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_c%C3%A9nicas

Lingua Portuguesa

Literatura impressionista

Na Literatura, o Impressionismo derivou do Realismo, e o termo, só recentemente posto em uso por críticos e nazistas, tem servido para situar escritores até então sem uma classificação definida. Assim, a mesma indefinição do detalhe, do objeto, tanto na Pintura como na Música, é observada na Literatura. O escritor passa a lidar com “estados de alma”, no dizer de Hibbard, e até o enredo fica subordinado à situação daqueles “momentos”. A sintaxe perde a sua estruturação clara e é apenas esquematizada, levando em conta as necessidades expressivas para a captaçào do mundo subjetivo que o escritor quer retratar. Amado Alonso no ensaio Impressionismo em el Lenguaje, mostra que não há propriamente uma linguagem impressionista, mas algumas preferências por expressões subjetivas, simbólicas, que servem para aproximar certos escritores. E aponta o exemplo, muitas vezes freqüente, do abandono da ordem lógica da frase. E mais: o tratamento verbal para que o leitor tenha a sensação, não de uma descrição objetiva e onisciente do autor e sim de testemunha dos fatos apresentados.

Figuras de Linguagem
Aliteração

repetição de sons consonantais (consoantes).


Cruz e Souza é o melhor exemplo deste recurso. Uma das características marcantes do Simbolismo, assim como a sinestesia.


Ex: "(...) Vozes veladas, veludosas vozes, / Volúpias dos violões, vozes veladas / Vagam nos velhos vórtices velozes / Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas." (fragmento de Violões que choram. Cruz e Souza)

Saiba mais:http://www.graudez.com.br/literatura/figling.htm

Adriana Varejão

Adriana Varejão vive e trabalha no Rio de Janeiro, onde nasceu. Realizou sua primeira exposição individual em 1988 e na mesma época participou de uma coletiva no Stedelijk Museum, Amsterdã. Participou de importantes Bienais como Veneza e São Paulo e sua obra já foi mostrada em grandes instituições internacionais como MOMA (NY), Fundação Cartier em Paris, Centro Cultural de Belém em Lisboa e Hara Museum em Tóquio. Em 2008, foi inaugurado um pavilhão com obras suas no Centro de Arte Contemporânea Inhotim em Minas Gerais. Adriana está presente em acervos de importantes instituições, entre elas Tate Modern em Londres, Fundação Cartier (Paris), Stedelijk Museum (Amsterdã), Guggenheim (Nova Iorque) e Hara Museum (Tóquio).


Saiba mais:http://pt.wikipedia.org/wiki/Adriana_Varej%C3%A3o

Tunga



TUNGA [Antônio José de Barros Carvalho de Mello Mourão] (Palmares, PE, 1952)


No início da década de 70, transferiu-se para o Rio de Janeiro e, em 1974, concluiu o curso de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula. Cola-borou com a revista Malasartes e o jornal A Parte do Fogo. Na década de 80, Arthur Omar realizou o vídeo O Nervo de Prata, sobre sua obra, pela série Rio Arte. Integrou diversas Bienais de São Paulo, entre elas a 19ª (1987), a 23ª (1996) e a 24ª (1998). Importante retrospectiva sobre sua obra foi organizada pelo Bard College, em Nova York. Representou o Brasil na Bienal de Veneza de 1982 e participou da 9ª Documenta de Kassel, em 1997. A recorrência de formas (tranças, taca-pes, cobras etc.) e materiais (cobre, ferro, imã) não diminuem o interesse por sua obra onde o questionamento sobre a materialidade e o senti-do são permanentes.

Saiba mais:http://www.aloisiocravo.com.br/biografia/tunga.htm

Nereu Ramos

Nereu Ramos nasceu em Lajes, Santa Catarina, em 3 de setembro de 1888. Advogado, ingressou na política como deputado estadual (1911-1912; 1919-1921). Fundou o PLC (Partido Liberal Catarinense) em 1927, partido pelo qual se elegeu deputado federal em 1930. Com a revolução de Vargas e o fechamento do Congresso, seu mandato foi cassado.




Em 1934, exerceu o cargo de deputado na Assembléia Nacional Constituinte e assumiu o governo de Santa Catarina por meio de eleição indireta (1935-1937). Nomeado interventor federal do Estado após o golpe de 1937, ocupou o cargo até 1945, quando teve fim o Estado Novo.

Saiba mais:http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_917.html

Wesley Duque Lee

Wesley Duke Lee cursou «desenho livre» do Museu de Arte de São Paulo em 1951; estudou na «Parson's School of Design» NYC até 1955. Em 1957 tornou-se aluno do pintor Karl Plattner (*Malles, Bolzano, It., 1919; +Milão, 1986 - pintor-gravador italiano cujas obras apresentam uma extrema nitidez e transparência produto da realidade arcaica e campesina de suas origens, apesar de fantásticas e de endereço expressionista), com quem estuda e trabalha em São Paulo, na Itália e na Áustria até 1960. Neste período, vive também em Paris, freqüenta a «Académie de la Grande Chaumière» e o atelier do gravador e pintor abstrato Johnny Gotthard Friedlaender (*Silesia, 1912; +1922; o qual dividia seu tempo entre a França e os EE.UU. onde ensinou e publicou suas mais importantes gravuras).




Retorna ao Brasil em 1960, e é um dos primeiros artistas a explorar as técnicas da têmpera medieval ao computador gráfico, passando pela pintura a óleo, acrílica, ambiente e instalação, onde o desenho e a cor sempre foram os termos fixos de todo o seu trabalho.

Sabia mais:http://www.escritoriodearte.com.br/listarQuadros.asp?artista=53

Djanira


Nasceu em Avaré, filha de Oscar Paiva e Pia Job Paiva foi registrada inicialmente como Dijanira e que mais tarde retificado pela artista em ação judicial. Seus familiares a tratavam como Dja. Na década de 1930 casou-se com Bartolomeu Gomes Pereira, um oficial da Marinha Mercante, que morre na Segunda Guerra Mundial, quando passou a se chamar Djanira Gomes Pereira.


Obras mais conhecidas:



Painel de Santa Bárbara, 1958 (acervo do Museu Nacional de Belas Artes MNBA – RJ)
Festa do Divino em Parati, 1962 (acervo do Palácio dos Bandeirantes)
O circo, 1944 (acervo da FUNARTE)
Senhora Sant'Ana de Pé (acervo do Museu de Arte Moderna do Vaticano)
Inconfidência, 1975 (acervo do Governo do Estado de Minas Gerais)
Serradores, 1959 (coleção Roberto Marinho)
Anjo com Acordeão, 1962 (Coleção Gilberto Chateaubriand – Museu Arte Moderna RJ).
Pescadores, 1956 (Coleção Embaixador Taylor)

Saiba mais:http://pt.wikipedia.org/wiki/Djanira_da_Motta_e_Silva

Helio Oiticica

Hélio Oiticica (Rio de Janeiro, 26 de julho de 1937 — Rio de Janeiro, 26 de março de 1980) foi um pintor, escultor, artista plástico e performático de aspirações anarquistas.




Hélio Oiticica, ao lado de José Agrippino de Paula, é uma das lendas mais palpáveis da constelação que se organiza em torno das origens da tropicália, este antimovimento que foi tudo o que foram suas lendas: canibal do seu próprio presente, futuro inventado das melhores mentes de um país retrógrado.

Saiba mais:baixacultura.org/2008/11/21/2ho/

Ligia Pape




             T téia (detalhe)fio metalizado dimensões variadas[1979/2005] 

Lygia Pape estudou com Fayga Ostrower e lvan Serpa. Desde a sua série de xilogravuras, Tecelares (1955-58), conquistou a atenção da crítica. Artista com múltiplas incursões experimentais, sua prática inclui gravuras, livros-poema, objetos, ações, filmes, esculturas e instalações. Integrou os grupos Frente (1953/1955), Concreto (1956) e Neoconcreto (1957/1963).




Saiba mais:www.galeriabergamin.com.br/atraves/pape.html

Ligia Clark

Pintora, escultora, auto-intitulou-se não-artista. Nasceu em Belo Horizonte, 1920.1947 inicia-se na arte no Rio de Janeiro, sob orientação de Burle Marx. Em 1952, viaja a Paris e lá estuda com Léger, Dobrinsky e Arpad Szenes. Expõe no Institut Endoplastique, Paris, e no Ministério de Educação e Saúde, no Rio de Janeiro. Em 1954 integra o Grupo Frente. De 1954 a 58 desenvolve uma pintura de extração construtivista, restrita ao uso do branco e preto em tinta industrial. No ano de 1957, participa da I Exposição Nacional de Arte Concreta, no Ministério de Educação e Cultura no Rio de Janeiro.

                                                     A arte como interatividade

Sabia mais:poderosamentemulher.blogspot.com/2009/03/ligi...

Anita Malfatti


Anita Malfatti e seu Tempo. Centro Cultural Banco do Brasil (pág. 23); Rio de Janeiro, 1996.

Anita Catarina Malfatti (São Paulo, 2 de dezembro de 1889 – São Paulo, 6 de novembro de 1964), pintora, desenhista, gravadora, ilustradora e professora. O início de sua instrução artistísca e cultural foi iniciada por sua mãe, a americana Betty Malfatti, professora de pintura e línguas. Por causa de uma atrofia no braço e na mão direita, Anita transformou-se em canhota, utilizando a mão esquerda para pintar.

Saiba mais:escritoriodearte.com
http://www.pinturabrasileira.com/artistas_bio.asp?cod=95&in=1

Alfredo Volpi




Alfredo Volpi nasceu na Itália e veio para o Brasil com um ano de idade, em 1897, com os pais que emigraram para São Paulo.
O grupo era formado por artistas paulistas que se reuniam no palacete Santa Helena, desenvolvendo, durante as décadas de 30 e 40, pinturas que retratavam cenas da vida e da paisagem dos arredores de São Paulo.



Ele soube retratar a vida da janela em Itanhaém, litoral paulista, bem como a cidade onde viveu: Mogi das Cruzes.

Saiba mais sobre ele:tatianna.zip.net/arch2006-05-01_2006-05-31.html

Portinari


Candido Torquato Portinari (Brodowski, 29 de dezembro de 1903 â Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1962) foi um pintor brasileiro. Portinari pintou quase cinco mil obras, de pequenos esboçãos a gigantescos murais. Foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.


Lavrador-de-Café
                   Não foi a pintura que o matou, apenas deu a sua vida a pintura.


Ver mais sobre ele:http://pt.wikipedia.org/wiki/Candido_Portinari

Tarsila do Amaral


ABAPORU (1928), uma das obras mais famosas da pintora brasileira, Tarsila do Amaral.

Tarsila do Amaral nasceu em Capivari SP em 1886.
Em 1926 Tarsila expôs na galeria Percier em Paris. Iniciou-se então sua fase antropofágica, de retorno ao primitivo, da qual o exemplo mais notável é o quadro "Abaporu".
Tarsila esteve ainda representada na mostra Arte Moderna no Brasil (1957), na XXXII Bienal de Veneza (1964) e na mostra Arte da América Latina desde a Independência (1966). Em 1960 o Museu de Arte Moderna de São Paulo organizou retrospectiva de sua obra. Entre suas demais telas destacam-se "A negra", no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, e "São Paulo", na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Tarsila morreu em São Paulo SP em 17 de janeiro de 1973.


Esse é um retrato de Tarsila Do Amaral

Saiba mais sobre ela:http://www.historiadaarte.com.br/tarsila.html

Pós-Impressionismo

Designa um grupo de artistas que procuram de várias maneiras amplia a linguagem visual da pintura para além do impressionismo.

"Montanha Santa Victoria"/Paul Cézanne
Os mais influentes pós-impressionistas foram Paul Gauguin, Paul Cézanne e Van Gogh. Outros importantes pós-impressionistas foram, entre outros, Henri Rousseau, Georges Seurat, e Henri de Tourlouse-Lautrec.


"Os Bêbados" / Vicent Van Gogh
Pintura
Os pintores mais consagrados desta época foram:

Vincent van Gogh

Paul Gauguin
Henri de Toulouse-Lautrec
Paul Cézanne
Odilon Redon
Georges Seurat
Eliseu Visconti


Acredita-se que de uma forma ou de outra, como por, exemplo, a compreensão considerada errônea realizada pelo cubismo da pintura do artista, todos os artistas e movimentos expressivos do Século 20 tenham sido influenciados por Cèzanne.

                                        Escultura

A grande maioria da escultura pós-impressionista foi influenciada por Auguste Rodin. Os escultores conseguiram criar figuras harmoniosas num total equilíbrio com o ambiente. Um dos artistas que mais se destacou neste período foi Aristide Maillol, admirador da escultura grega primitiva; usava figuras femininas nuas como um símbolo da vitória e misturava em suas peças a emoção com a sobriedade.




Veja mais aqui:www.nipocultura.com.br/?tag=meiji
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%B3s-impressionismo

Impressionismo(Brasil e França)



                                   Veja mais:danjornalista.wordpress.com

O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX.
No início do século XX, Eliseu Visconti foi sem dúvida o artista que melhor representou os postulados impressionistas no Brasil.


Pintura

Principais características da pintura:



* A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
* As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.
* As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.
* Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.
* As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.

Representantes:Claude Monet ,Auguste Renoir,Edgar Degas e Seurat .

Escultura

Os temas da escultura impressionista, como de resto da pintura, surgiram do ambiente cotidiano e da literatura clássica em voga na época.

"O Beijo" / Auguste Rodin

Saiba mais sobre o Impressionismo:http://galeriadearte.vilabol.uol.com.br/HistoriadaArte/08/Sala08.htm